Início Notícias Cafu não poupa elogios ao Filipe Luís sobre evolução do Wesley: “Foi...

Cafu não poupa elogios ao Filipe Luís sobre evolução do Wesley: “Foi exatamente isso…”

Cafu destaca o progresso de Wesley e reconhece o esforço de Filipe Luís.

Cafu, um dos maiores laterais da história do futebol, estudou o desenvolvimento de Wesley e relacionou o êxito do garoto da base à postura de Filipe Luís. Na conversa com o ‘GV Podcast’, 0 ex-atleta indicou que a confiança era o que faltava para Wesley se destacar. Filipe Luís, como treinador, proporcionou ao jogador a liberdade necessária.

Foto: Paula Reis/ Flamengo

“O que faltava pro Wesley? Confiança. Faltava um treinador que falasse pra ele: faz o que você tem que fazer, garoto. Só vai jogar futebol. Você é lateral direito? Vai jogar. Não adianta eu colocar você pra jogar lá de ponta que eu vou te matar. Não adianta eu colocar você no meio que eu vou te matar. Então eu tenho que fazer você jogar de lateral. Treina, treina, treina, monta um esquema tático bom pra você treinar, baseado no que você faz e vai”, disse Cafu.

filipe luís
Foto: Wagner Meier/Getty Images

Assim, Cafu afirmou que Filipe Luís proporcionou tal confiança e liberdade ao Flamengo como um todo, contribuindo significativamente para a ascensão do time.

Foto: Marcelo Cortes/CRF
Foto: Marcelo Cortes/CRF

“O que o Filipe Luís fez com o Flamengo foi exatamente isso, cara. Deu liberdade pra quem tem que ter liberdade, botou pra marcar quem tem que marcar e botou pra defender quem tem que defender. E fez o time jogar, dando liberdade pro time jogar”, comentou.

Para Cafu, o que mais influenciou e provocou transformações no trabalho de Filipe Luís no Flamengo foi a maneira como o time se tornou mais simples. O capitão da equipe penta afirmou que o técnico não inovou, realizando o básico, posicionando os atletas em suas respectivas posições e proporcionando liberdade.

“O futebol é simples e objetivo. O que o Filipe tá fazendo é exatamente isso, é simplicidade com objetividade. Simples e objetivo. Coloca as peças no lugar certo e fala: ‘Irmão, joga’. Ele não vai colocar o lateral esquerdo pra jogar na direita e a direita pra jogar na esquerda. Ele não vai colocar o centroavante no gol e nem o goleiro pode jogar centroavante. Cara, é muito simples o objetivo do futebol. Você só precisa encaixar as peças no lugar certo. É um jogo de xadrez. Encaixa as peças no lugar certo, você vai ganhar o jogo. Vai perder, é normal, mas…”, analisou.